sábado, 25 de maio de 2013

25 de maio - Dia Nacional da Adoção

Hoje é Dia Nacional da Adoção, mas não temos nada a comemorar, pois já faz mais de um ano que estamos em processo de habilitação, ainda, não estamos no Cadastro Nacional de Adoção e não entendemos por que...

Fizemos toda papelada corretamente, entregamos no Fórum dia 8 de maio de 2012, recebemos a visita social dia 19 de junho de 2012 e fizemos o Curso de Pais em novembro de 2012 (tudo relatado neste blog).

Nesse meio tempo, já estávamos fazendo o Curso de Pais, recebemos uma intimação do Fórum que deveríamos passar por uma avaliação psicológica, comentei no curso e mais ninguém havia sido intimado para tal procedimento além de nós.

Pensamos na época que os outros iriam também ser intimados e que era procedimento padrão, inclusive falei com a Assistente Social Francine sobre isto e ela me disse na época que provável o Juiz pedir a todos pois em muitas Comarcas este era procedimento padrão.

Não dei importância ao fato, mas quando começamos com a primeira Psicóloga (que por razões éticas não vou nomear), percebi que ela fazia perguntas tendenciosas e dizia para eu "abrir o coração para ela e para Deus". Acabou que não deu certo a abordagem dessa senhora e ela quase me bota no hospital com uma crise de TOC como há anos não tinha.

Quando fizemos o cadastro e passamos pela visita e pelo curso não havia em lugar nenhum perguntando nossa vida passada, no aspecto físico e psicológico, não tenho segredos, se os tivesse não teria Facebook, Orkut (sim eu ainda tenho Orkut...) e Google+ e muito menos um blog sobre o nosso caminho na adoção.

Faço tratamento psiquiátrico há anos SIM, tomo remédio SIM, trabalho muito na educação SIM, cumpro meus deveres SIM, cuido da minha vida SIM!!!
Estou indignada SIM!!!!!!!!!!!!!!

O Paulinho também teve sua história de vida com altos e baixos e com problemas as vezes graves, que nem gosto de lembrar, como o que aconteceu em março deste ano (ele já está bem melhor graças a Deus!), mas não vou contar os problemas dele pois isso é coisa dele e não minha e vou deixar que um dia ele mesmo escreva aqui no blog e conte sobre sua história, que é muito interessante e que mostra que as pessoas podem SIM dar a volta por cima quando vão no fundo do poço e que a VIDA nos oferece inúmeras oportunidades para viver melhor e feliz, basta saber o momento de rever as atitudes e mudar.

Então voltando a psicóloga, fui no Fórum e falei com a Francine e a Alzira sobre o que aconteceu no CRAS e a forma que fui abordada e que não entendia os motivos de passar por isso, mas que aceitava uma vez que decisão de juiz não de discute, apenas se acata. Elas não me disseram nada no dia que me desse pista sobre o problema de nosso processo, me incentivaram a procurar outra psicóloga que nos orientasse, o que não fiz e deixei "rolar".

Não sei ao certo o dia de abril deste ano, recebemos uma nova intimação para uma nova psicóloga indicada solicitada pelo Juiz para nos atender e que a Prefeitura arcasse com a despesa, assim conhecemos a Fabiana, uma profissional que atua na mesma escola em que o Paulinho ministra aula de Artes este ano.

Já passamos por dois encontros, que foram tranquilos, é claro que chorei, é claro que o Paulinho não chorou, estamos sendo muito bem atendidos, o primeiro encontro o coitado do Paulinho ainda estava com a cabeça cheia de pontos do incidente no hotel em março.

A Psicóloga Fabiana também não sabe os motivos que levaram a nossa intimação, assim isso continua um pequeno mistério, com o número do processo, pesquisei na net e descobri que tem haver com alguma coisa com a página 24 do nosso processo, mas não diz o que é, tem que ir no Fórum e pegar o processo na mão e olhar. Decidimos não ir ver, por enquanto o que tem na página 24, pois meu sexto sentido diz que não vou gostar do que está escrito lá... Nunca me engano quando tenho uma intuição e não quero que a avaliação da psicóloga seja prejudicada por algum fantasma que está na tal página. Então, assim como entreguei a minha vida a Deus, entreguei a página 24 também a Ele, e seja o que Ele quiser.

Mas mesmo entregando nas mãos de Deus, e acreditar na Sua justiça, fico indignada com a demora em habilitar para adoção. Se temos um problema, nos negue de uma vez, assim vou procurar um advogado e vou recorrer, se não temos problema, nos libere logo para entrarmos no CNA, pois nossa criança pode estar em qualquer lugar nos esperando e sendo impedida de conviver conosco por causa de entraves jurídicos.

Se eu fosse uma mulher "normal" biologicamente falando, não passaria por avaliação nenhuma e teria meus filhos sem esse sofrimento todo.
Não entendo porque tudo na nossa vida é tão difícil...

No próximo post, vou contar como foi a revelação do médico a mim que JAMAIS seria mãe.
Bjs

Até quando vamos vamos ter que esperar pela Habilitação para entrarmos no CNA?

Meu cartaz, minha frase

Palavras do Paulinho

Não deu para fazer cara sorridente hoje...

Espero que não demore muito mais...

Só queremos uma família completa...

3 comentários:

Leciane Sant Helena disse...

Nossa amiga chorei!
Tenho certeza que esta criança vira para voces, voces sao merecedores.
Um beijao e uma abraço bem forte meu e do Lili!!

Jack Machado da Silva de Aragão disse...

Oi Mana!!

Não tá fácil mesmo... Hoje eu encontrei a Rici que fez o curso conosco e a habilitação dela já saiu há quase 2 meses...
Eu estou desanimada...
Bjs

AMOR SEM FIM disse...

OI,JAQUE
ACHEI TEU BLOG,E FIQUEI TRISTE AO CONHECER TUA HISTÓRIA,SÓ TINHA VISTO FOTOS(ACHO QUE DO SEU CASAMENTO),E QUANDO VOCÊ COMENTOU NO 1º COMENTÁRIO QUE FEZ PARA MIM, QUE NÃO TINHA FILHOS, ACHEI QUE ERA PORQUE VOCÊS ERAM RECÉM-CASADOS.MAS ESPERO QUE VOCÊS NÃO DESANIMEM.LIDAR COM JUSTIÇA É MESMO UM SOFRIMENTO, MAS SEI QUE SE DESISTIR É PIOR.ESTOU REZANDO MUITO POR VOCÊS.SAIBA QUE ESTOU APRENDENDO A GOSTAR E TE ADMIRAR CADA VEZ MAIS.UM FORTE ABRAÇO
PAULA