domingo, 9 de junho de 2013

Redada de tainha, alegria das pequenas coisas!

Dia 5 de junho quando saímos da escola a tarde, fomos na Lotérica e lá encontramos o meu pai que estava com a novidade, a primeira "redada" de tainha do inverno!
Moro na praia para quem não sabe, minha casa fica perto do mar e a escola que trabalho fica duas quadras da beira mar, adoro isso!

Quando soubemos da redada, fomos correndo para o local na beira mar onde os pescadores estavam puxando as redes, já estava escuro e não deu para tirar fotos da montanha de peixe, é lindo, é surreal, ver tanto peixe ao mesmo tempo, todos enormes, pulando sem ar os coitados, e lá estávamos nós ansiosos por comprar nossa tainha e voltar para casa!

Quando chegamos, enquanto eu guardava o carro o Paulinho já foi preparando a cozinha para "arrumar o peixe" (os catarinas da região que moro, se referem ao ato de tirar a buchada e escamar o peixe como arrumar, eu acho uma graça dessa expressão, sempre digo "limpar" o peixe), a tainha estava em um grande saco preto e fui olhar mais de perto na luz da cozinha e ela deu um pulo enorme quando sacudi a sacola, que susto, quanto riso disso depois.

Rapidamente o Paulinho terminou a "arrumação" (kkk) do peixe e temperou com muito limão, e recheou com alho, cebola, tomate e cenoura e pôs no forno e passamos uma hora sendo torturados pelo cheirinho de peixe assando dentro de casa.

Que delicia de janta! Que noite maravilhosa! Que alegria trazer o peixe para casa depois do trabalho, sou muito grata a Deus por morar onde moro, perto do mar, da natureza, num lugar pacato, sem muros, onde enxergo longe para o lado que viro os olhos!

Queria compartilhar e nunca esquecer esta noite, que foi simples, só nós dois e um peixe assado, mas que tanto nos alegrou e foi especial e único.

Depois do incidente do Paulinho até uma tainha assada virou evento!

A tainha tava ovada, fizemos o peixe e guardamos a ova para comer depois

tainha "arrumada"

muito suco de limão para tirar o gosto forte da carne

recheio, cenoura, cebola, alho, tomate e amor

indo para o forno

era grande! Essa forma é o tamanho do meu forno inteiro... a tainha era todo comprimento

captei todos os momentos da nossa janta 

delíiiiiiccccciiiiiaaaaa!!!!!

a cabeça ninguém quis... kkkkkkkk

Um comentário:

Cris disse...

Hummmmm, amiga, parece q esse peixe tava delicioso...eu amo peixe assado!

É isso mesmo, Jack, esses pequenos momentos são valiosos.Vcs são privilegiados c/ o lugar onde moram...aproveite a vida ao lado do seu amor, vc merece ser feliz, muito feliz!

********
Meu filhote não está gripado. Há épocas do ano em q ele produz muita saliva e devido à doença, a deglutição dele não é muito eficaz e a demanda de saliva é muito grande. Então, a saliva fica parada na garganta, na traquéia, dificultando a respiração dele. Uma coisa acarreta outra, aí, ele não dorme bem, eu não durmo.
Mas, acabamos de chegar do médico e graças a Deus, os pulmões estão limpos. Ele passou medicamento p/ reduzir a saliva. Em nome de Jesus, o Reizinho vai ficar bem! Eu creio!

Bjinhos, amiga. Deus te abençoe!